July 2014 - Luxemboug |
Esta bicicleta de 1929, de Nicolas Frantz, tem aros de madeira, travões à frente e a atrás, accionados do volante na posição onde se colocam as mãos e com com cabos de aço. Os pedais já tem estribos, e apesar de ter apenas uma velocidade, as rodas já têm um sistema de aperto e desaperto rápido que lhes permitia mudar a roda (e a velocidade) antes das grandes subidas (reparem que tem dois carretos, um de cada lado). Ou remendar os furos, porque os pneus já são câmara de ar. Achamos que nesta fase só os próprios ciclistas estavam autorizados a fazer a manutenção da sua própria bicicleta durante as etapas. Os mecânicos das equipas são uma coisa mais tardia...
Foto gentilmente cedida por Rui Gonçalves
---
Photo courtesy of Rui Gonçalves
---
This 1929 bicycle from Nicolas Frantz already has wooden rims, front and back brakes operated from the position where the hands are usually placed and via steel cables. The pedals now have stirrups and although it only has one speed the wheels have fast locking mechanism allowing the change of the wheel (and the speed) before the big climbs (notice the two gears, one each side). And fix the punctures since the tires are tubed ones. We think that during this time only the riders themselves were authorized to work on their own bikes during stages. Team mechanics appeared later...
No comments:
Post a Comment